quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Entrevista de Olacyr de Moraes, o Rei da Soja, ao Correio Braziliense

Como o senhor avalia a atual situação econômica do Brasil?
O momento é preocupante. Quem é consciente está apreensivo com o que está ocorrendo, a exemplo da possibilidade de redução na nota de crédito do país. É tudo um contrassenso; vivemos uma situação de pleno emprego, mas com baixo crescimento. Somos gigantes, mas enfrentamos uma máquina pública paralisante. A burocracia existe para atrapalhar e não para ajudar. Há seis anos, descobri dois minerais de terras raras em Barreiras (BA) e em São Paulo, mas o licenciamento ambiental não sai. 

         Os ambientalistas e órgãos de controle apontam riscos à biodiversidade. O senhor discorda?
Se a minha mina começasse a ser explorada poderia levar grande progresso para a região. É a mesma dificuldade enfrentada na construção de hidrelétricas na Amazônia.

         O senhor começou a se dedicar a agropecuária em Mato Grosso durante o regime militar?
          Foi em 1966, nas franjas da Amazônia. Não se produzia nada lá. Era preciso levar os garrotes de caminhão para engordar em São Paulo. Se fossem pelo chão perdiam metade do peso. Quando cheguei à Chapada dos Parecis, nem capim se podia plantar lá. Morreram 2 mil cabeças de gado da fazenda, em razão da acidez e da falta de micronutrientes na terra, hoje uma das melhores do país. Descobri uma jazida de calcário e começamos a usá-lo para corrigir o solo. Quando passei a produzir grãos, o problema era o escoamento da safra, que até hoje representa um custo muito alto.

Por aí que o senhor decidiu construir uma ferrovia?
Quando comecei a fazer a Ferronorte, chamaram-me de louco, que não teria carga. Hoje, a ferrovia está lotada todo o tempo. Meu plano era chegar até Porto Velho (RO), de um lado, e a Santarém (PA), do outro (o trecho mais novo, inaugurado há dois meses, chega a Rondonópolis, a 200km de Cuiabá). Com a ferrovia até Santarém, os grãos embarcariam muito mais perto de mercados consumidores da Europa. O produtor brasileiro ainda paga US$ 100 para chegar ao porto e o dos Estados Unidos, US$ 10. 

Por que a ferrovia não deu certo? Acredita que ela será feita?
Claro. Quem vai abastecer de alimentos esse mundo todo senão o Brasil? Assinei um contrato com o governo em 1989 em que ele se comprometia a construir, com recursos da Sudam (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), uma ponte sobre o Rio Paraná. Fiz 200km de ferrovia e ainda recuperei o trecho paulista, que não era usado havia 40 anos. O governo levou oito anos para fazer a ponte. A Sudam não liberou um centavo. Preferiu fazer política, pulverizou o dinheiro. O governo me deve pelo menos R$ 1 bilhão. Nem sequer me pagou pela participação na obra da Usina de Xingó (SE).

A fazenda Itamaraty, em Ponta Porã (MS), virou assentamento de trabalhadores sem terra. Por quê?
Era uma fazenda modelo, que foi visitada por três presidentes da República. Vendi ao governo por uns R$ 200 milhões, em conformidade com os valores da época, para fazer reforma agrária. Virou uma favela. Os recursos que obtive, investi em outros projetos.

Qual era o tamanho de seu patrimônio no auge da vida como empresário?
Não era menos do que US$ 1 bilhão. Hoje, sou um homem muito rico, mas sem dinheiro. Tenho jazidas que valem de US$ 20 bilhões a US$ 30 bilhões. Mas não consigo autorização para iniciar a produção das minas. O que posso mais querer fazer? Tenho 82 anos. Não quero dizer que todos os problemas que tive como empresário se devem aos contratos não cumpridos pelo governo. Mas uma boa parte tem a ver com isso. Minha diferença em relação aos outros casos difíceis é que tenho ficha limpa, não devo nada a ninguém. Me desfiz de 60 propriedades para acertar tudo. 

O regime militar, que trouxe tanto crescimento às suas empresas, foi responsável pela supressão de direitos. Que lembrança o senhor tem do AI-5?
O que lembro é que todo mundo na rua pedia para acabar com o comunismo. Na Argentina, mataram 30 mil pessoas. No Chile, 6 mil. No Brasil, foram 300. Não quero fazer elogios aos militares, porque vão me interpretar mal. É claro que havia bárbaros entre eles, pessoas que torturavam. Jamais deveriam ter feito isso. Mas os militares sabiam que não poderiam perder, senão também morreriam. O Fidel fuzilou todos os opositores e matou em apenas um dia 300 oficiais, o equivalente a todas as vítimas do regime militar brasileiro.

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